Ceratocone
Tratamento | Dr. João Artur
O que é?
O ceratocone é uma distrofia Ectasica, caracterizada pelo afinamento e protrusão da córnea. Manifesta-se na puberdade e adolescência podendo progredir com perda rápida da visão.
Sintomas
No ceratocone, há uma baixa progressiva da acuidade visual, com distorção das imagens. Geralmente, inicia mais em um olho evoluindo para o outro olho em pouco tempo. Além da visão deficiente, pode acompanhar-se de muita coceira nos olhos.
c
e
r
a
t
o
c
o
n
e
Tipos de
TRATAMENTO
Os tratamentos disponíveis hoje para o ceratocone são:
Transplante de Córnea: Quando a baixa visual é muito grande e não há aceitação da lente de contato, o transplante de córnea pode ser indicado. O transplante tem seus riscos, entre eles, infecção ocular e/ou permanente risco de rejeição da córnea. Nem sempre é garantia de boa acuidade visual. Às vezes fica grau residual ou astigmatismo irregular de difícil correção.
Anel de Ferrara: Consiste no implante de segmentos de material compatível com a córnea, com a finalidade de diminuir o Ceratocone e evitar a sua progressão. Funciona bem em 80% dos casos. A função do Anel de Ferrara é aplanar a córnea. Poderá ficar grau residual, que pode ser corrigido com óculos, lente ou laser.
Veja mais em Anel de Ferrara
Crosslinking da Córnea: É uma moderna tecnologia, desenvolvida na Alemanha, que tem a finalidade de evitar a progressão do Ceratocone. O tratamento deve começar no início da doença, quando aparecem os primeiros sintomas de baixa visual.
Lente de Contato: Lentes rígidas, para aplanar a córnea nem sempre são bem toleradas. É o tratamento que dá a melhor visão.
Deixa a sua mensagem:
Links Úteis