Implante Ocular

Aba 1

O que é o
IMPLANTE OCULAR

Consiste no implante de uma lente especial dentro dos olhos. Existem vários tipos de implante ocular e para várias finalidades.

Em geral, implanta-se um cristalino artificial com a finalidade de eliminar ou diminuir a necessidade de uso de óculos.

Quando se opera a catarata, é feito o implante de cristalino artificial.

Pode-se realizar implante ocular para Alta Miopia e para Alta Hipermetropia.

Quem
PODE OPERAR?

Em geral os altos graus, principalmente os hipermétropes, onde o grau continua evoluindo com a idade. Com a retirada do cristalino natural e implante do cristalino multifocal, o olho estabiliza e nunca mais vai ter grau.

Como o aumento do grau se dá pelo enfraquecimento do cristalino, com a sua substituição não há mais aumento do grau. Este cristalino multifocal funciona como o nosso cristalino quando jovens ou como os óculos multifocais: tem visão longe e perto. Em 90% das pessoas não há necessidade de óculos. Apenas 10% podem necessitar de óculos para ler letras muito pequenas ou para dirigir à noite.

O implante do cristalino multifocal é uma técnica revolucionária para pacientes com altos graus, principalmente, hipermetropia com presbiopia. Esta cirurgia é realizada somente com anestesia tópica (gotas de colírio), dispensando o uso de injeções e internações.

Tipos de
IMPLANTE

Cristalino Dobrável
A moderna tecnologia de retirada da catarata (cristalino do olho) com focoemulsificador, exige o implante de cristalino dobrável.

Este tipo de cristalino é implantado no olho com abertura de somente 2,5 mm. Isto permite a rápida recuperação visual.

Cristalino Dobrável Multifocal 
Esta é a mais moderna tecnologia de cirurgia do cristalino. 

Pode ser usada para olhos com catarata, com presbiopia (vista cansada), com alta miopia ou com alta hipermetropia.

O implante do cristalino multifocal permite visão sem óculos de longe, intermediário e perto. Em 90% dos pacientes que recebem este tipo de implante, não há mais necessidade de óculos.

Lentes de Artisan
Trata-se de uma lente intraocular, desenvolvida na Holanda, implantada e fixada na Iris. É um método muito seguro e reversível (pode ser retirado do olho).

Somente 20 clínicas no Brasil participaram da pesquisa e desenvolvimento desta técnica entre os anos de 2000 e 2006. A Clínica Dr. Delso Bonfante participou deste estudo piloto, coordenado pela Universidade do ABC Paulista, através do professor Dr. José Ricardo Roeder.

O procedimento foi aprovado pelo Ministério da Saúde.