Ceratocone

Ceratocone

CERATOCONE

O ceratocone é uma distrofia Ectasica, caracterizada pelo afinamento e protrusão da córnea. Manifesta-se na puberdade e adolescência podendo progredir com perda rápida da visão.

Sintomas
No ceratocone, há uma baixa progressiva da acuidade visual, com distorção das imagens. Geralmente, inicia mais em um olho evoluindo para o outro olho em pouco tempo. Além da visão deficiente, pode acompanhar-se de muita coceira nos olhos.

Os tratamentos disponíveis hoje para o ceratocone são:

Lente de Contato
São lentes rígidas, para aplanar a córnea nem sempre são bem toleradas. É o tratamento que dá a melhor visão.

Tipos de
CIRURGIAS

- Transplante de Córnea: Quando a baixa visual é muito grande e não há aceitação da lente de contato, o transplante de córnea pode ser indicado. O transplante tem seus riscos, entre eles, infecção ocular e/ou permanente risco de rejeição da córnea. Nem sempre é garantia de boa acuidade visual. Às vezes fica grau residual ou astigmatismo irregular de difícil correção.

- Anel de Ferrara: Consiste no implante de segmentos de material compatível com a córnea, com a finalidade de diminuir o Ceratocone e evitar a sua progressão. Funciona bem em 80% dos casos. A função do Anel de Ferrara é aplanar a córnea. Poderá ficar grau residual, que pode ser corrigido com óculos, lente ou laser.
Veja mais em Anel de Ferrara

- Crosslinking da Córnea: É uma moderna tecnologia, desenvolvida na Alemanha, que tem a finalidade de evitar a progressão do Ceratocone. O tratamento deve começar no início da doença, quando aparecem os primeiros sintomas de baixa visual.

Veja mais em Crosslinking