Catarata

CATARATA

A catarata é uma opacificação do cristalino, dificultando a chegada de luz à retina, onde se forma a imagem. A doença é mais comum após os 60 anos, embora possa ocorrer em pessoas mais jovens.

Não há medicamentos ou óculos que curem ou retardem a catarata. Depois de formada a catarata, a sua remoção cirúrgica pode ser realizada através da técnica de facoemulsificação, seguida do implante de uma lente intra-ocular de material acrílico. Esta é a melhor maneira de restaurar a boa visão.

As causas principais do
DESENVOLVIMENTO DE CATARATA SÃO:

• Catarata metabólica: causada pela diabete.

• Catarata genética: ter familiares com tendência a catarata, podendo desenvolvê-la ao nascimento (congênita), na adolescência (juvenil) ou durante a fase adulta.

• Catarata traumática: exposição excessiva de calor, choque elétrico, trauma ocular ou qualquer fator que agrida ou altere o cristalino.

• Catarata por corticóides: usuários crônicos de corticóides tem mais predisposição a catarata.

- Como é a visão de quem tem catarata?
A visão fica embaçada, não definindo objetos e pessoas, e lentamente vai evoluindo para a perda total da visão.

Visão Normal - Visão com Catarata:

- A perda da visão pela catarata é reversível?
Sim. Desde que não tenha outras alterações internas no olho, como pressão intraocular alta, lesões no nervo óptico, lesões maculares, obstruções arteriais, etc. É muito comum nos idosos.

- Cirurgia de catarata - Em que consiste a cirurgia?
A cirurgia de catarata é a substituição do cristalino natural do olho.
Retira-se o cristalino natural que está opacificado e implanta-se um cristalino artificial em seu lugar.

Conheça o implante ocular:

Para proceder à cirurgia de catarata o médico oftalmologista vai solicitar os exames necessários para cada caso.
A cirurgia é realizada no próprio centro cirúrgico da clínica. Não há necessidade de ir ao hospital e nem há internamento.
A cirurgia de catarata, que consiste na substituição do cristalino, em geral é feita somente com gotas de colírio e com rápida recuperação visual.
Para realizar a cirurgia de catarata é utilizado o facoemulsificador. Em nossa clínica temos o SOUVEREIN, um dos mais modernos aparelhos do mundo para retirar o cristalino com catarata.

- A cirurgia de catarata tem riscos?
Sim, tem risco como todo procedimento cirúrgico pode ter. Há um risco estimado e aceito mundialmente de até cinco em mil cirurgias, de perder a visão, por infecção ocular ou outras complicações.

Novidades na
CIRURGIA DE CATARATA

Entre as modernidades na realização da cirurgia de catarata podemos citar:

Abertura mínima do globo ocular: Atualmente, é possível retirar a catarata com facoemulsificador, que emulsifica (desmancha) o cristalino dentro do próprio olho. A abertura usada é de 2,5 mm, facilitando a recuperação visual.

Implante de Cristalino Multifocal - Conheça o implante ocular:

O cristalino multifocal permite a visão longe e perto, praticamente sem a necessidade do uso de óculos em 90% das pessoas que implantarem no olho este tipo de cristalino. Se tiver astigmatismo na córnea, associado com a catarata, poderá beneficiar-se da aplicação do Excimer Laser Allegreto 400, para eliminar ou diminuir o astigmatismo. O cristalino multifocal é uma evolução importante na cirurgia de catarata.

Anestesia: É outro aspecto importante, porque as pessoas têm muito receio da anestesia.

Portanto, é utilizado anestesia somente com gotas de colírio (tópica). Em 90% dos pacientes, com órbita boa, olho não fundo etc, podemos realizar este tipo de anestesia denominada tópica.

Recuperação Visual
Em 80% dos casos, a recuperação visual é rápida, em poucos dias.