Aba 1

Biometria ou Ecobiometria

Objetivo clínico: Através desse exame é realizada a medição do grau da lente intraocular que será colocada no paciente que será submetido à cirurgia de catarata. Serve também para medir o comprimento anteroposterior do olho, para controle pós-operatório de glaucoma congênito.

Gonoscopia

Objetivo clínico: Observação do chamado ângulo da câmara anterior (local de drenagem do líquido intraocular, o humor aquoso), imprescindível na avaliação dos pacientes portadores ou com suspeita de glaucoma. Lente específica para Gonioscopia, realizada na moderna Lâmpada de fenda HAAG-STREIT (suíça) com filmadora.

Microscopia Especular

Objetivo clínico: Verificar o tamanho, número e forma das células do endotélio corneano. Usando no pré-operatório da cirurgia da catarata, transplante de córnea, etc. e no diagnóstico das distrofias corneanas endoteliais.

OPD SCAN III

Em breve.

Paquimetria Ultrassônica

Objetivo clínico: Mede a espessura da córnea, uso obrigatório no pré-operatório da cirurgia refrativa (Excimer Laser) e também correlaciona o valor da espessura da córnea com a pressão intraocular.

Refração Computadorizada

Objetivo clínico: Obtenção de forma automatizada da refração (ou grau) do paciente, sendo fornecida através de uma média das medidas realizadas.

Tonometria não Contato

Objetivo clínico: Para verificação da pressão intraocular sem uso de colírio anestésico.

Topografia Corneana

Objetivo clínico: Diagnóstico do ceratocone, distrofia pelúcida da córnea, etc. Uso obrigatório no pré-operatório de cirurgia com Eximer Laser. As vezes também, usado no pré-operatório de catarata ou pterígio.

Indicado no pós-operatório no transplante de córnea e pré-adaptação das lentes de contato e no uso da ortocetologia.